Projeto Turma do Sítio

Respeito e interação com a natureza

A "Turma do Sítio" é um projeto de lazer e recreação que ensina brincando e propicia o importante contato com a natureza.

Concebido em parceria por profissionais das áreas de Nutrição, Educação, Educação Física e Engenharia Ambiental, oferece projetos de estudo do meio significativos através do processo ensino-aprendizagem dos conhecimentos de educação e preservação do meio ambiente, sustentabilidade, vivência rural e educação nutricional.

Com sede em Paulínia, estado de São Paulo. O Sítio oferece uma área de mais de 94.000 m², rica em recursos naturais hídricos, botânicos e de reciclagem.

O conteúdo é transmitido de forma lúdica proporcionando momentos prazerosos e de interação com a exuberante natureza do Sítio.

A turma do Sítio oferece atividades pertinentes e relevantes para a extensão do trabalho realizado em sala de aula com qualidade, segurança e acompanhamento integral. 

Além disso, os profissionais da Turma do Sítio elaboram e desenvolvem outros projetos especiais, personalizados de acordo com as necessidades e objetivos da escola.

A Turma do Sítio tem um projeto especial que se encaixa no seu planejamento. Solicite uma proposta  detalhada com valores.


Justificativas do Projeto

Desenvolvimento de habilidades

A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. A educação ambiental permite a todo ser humano adquirir conhecimento, habilidades, atitudes e valores necessários para formar um futuro sustentável. 

A escala e a diversidade de seus recursos naturais fazem do Brasil um país de importância-chave em termos da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável segundo a UNESCO. 

Conforme o relatório de 2014 elaborado pela Abralpe, 58,4% dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) coletados no país tiveram destinação adequada e seguiram para aterros sanitários. 

Os 41,6% restante correspondem a 81 mil toneladas diárias, são encaminhados para lixões ou aterros controlados onde, ambos não possuem o conjunto de sistemas e medidas necessárias para proteção do meio ambiente contra danos e degradações.

O Sudeste é a região do país que mais contribui para o volume de resíduos gerados e a cidade de Paulínia/SP, onde o Sítio das Cabreúvas está assim localizado, faz parte deste contexto. 

Apesar deste município dar destinação final adequada aos resíduos no Aterro Estre Ambiental, atualmente a cidade não possui um programa estruturado de coleta seletiva e reciclagem de resíduos.

Assim, este projeto pretende dar sua parcela de contribuição para gestão de resíduos em Paulínia/SP, enviando seus resíduos para reciclagem e propagando a conscientização ambiental para as crianças participantes do programa.

No que diz respeito à alimentação, o fato dela estar diretamente ligada à saúde geral e qualidade de vida, faz com que medidas de prevenção de transtornos nutricionais em escolares contribuam para estabelecer hábitos saudáveis e evitar problemas de desenvolvimento. 

A escola como uma instituição de grande influência na vida das crianças, é o lugar ideal para se desenvolver ações de promoção à saúde e adoção de uma alimentação saudável por meio da Educação nutricional.

Por sua vez, as atividades lúdicas proporcionam um ambiente descontraído para que a aprendizagem ocorra naturalmente, de modo dinâmico e com participação ativa.

Através da recreação com a Turma do Sítio os conteúdos abordados em reflexões teóricas nas salas de aula são trazidos para o concreto, promovendo a vivência de fenômenos da realidade, a interação com a natureza e trabalhando noções espaço-temporais, identidade e socialização, além de desenvolver a criatividade. 

Trata-se de uma importante estratégia de desenvolvimento das habilidades afetivas, intelectuais e motoras das crianças gerando harmonia nas suas relações cotidianas e unificando a proposta pedagógica de sustentabilidade, educação ambiental e nutricional.


Objetivos do Projeto

Valores para a vida toda

- Estimular nas crianças o interesse por uma alimentação saudável e adequada;

- Apresentar a produção sustentável de alimentos;

- Vivenciar experiências ligadas à produção de lixo e descartes inadequados;

- Estimular e discutir pensamentos de responsabilidade com relação à:

- Hábitos nocivos ao Planeta Terra;

- Atitudes favoráveis ao desenvolvimento sustentável.

- Conhecer a mata ciliar e as nascentes;

- Aprender a importância da preservação da água, mata e fauna;

- Propor pequenas ações para preservação da água no dia a dia das crianças;

- Proporcionar brincadeiras em contato com a natureza;

- Experimentar atitudes de respeito com o outro através de brincadeiras dirigidas.


 

Atividades Propostas

Extensão da sala de aula

Projeto Ambiental: Gestão de Resíduos (reciclagem) e Conscientização Ambiental (Stand, Maquete de aterro sanitário e tratamento de água e jogos). 

Projeto de Educação nutricional: palestras, atividades gourmet, jogos, vivência de produção de alimentos na horta orgânica e dinâmicas.

Projeto de recreação e monitoria: Atividades lúdicas direcionadas e acompanhamento de visitações escolares com monitores capacitados e treinados.


Conclusão

Vivências para a construção do conhecimento 

A educação ambiental e nutricional promove competências como pensamento crítico, reflexão sobre cenários futuros e tomadas de decisão de forma colaborativa.

As atividades lúdicas tornam a prática prazerosa e facilitam a apropriação dos conteúdos de forma descontraída e natural. 

A união desses colabora para a tomada de consciência da prática, para inclusão e socialização, além de desenvolver as habilidades psicomotoras dos indivíduos.

Assim o projeto da Turma do Sítio fornece ferramentas para que essa nova geração possa mudar o cenário futuro do planeta terra.


94.000 m² de natureza

Para a criança aprender brincando

Recreadores capacitados;

Lagos para pesca;

Mini Fazenda;

Horta orgânica;

Trilha ecológica;

Visita a compostagem e produção de minhocas;

Nascente;

Playground;

Casa de boneca;

Oficinas de plantio e sustentabilidade;

Oficina Gourmet;

Oficinas manuais;

Jogos educativos;

Restaurante.

Vem brincar com a turma e fazer do espaço do sítio uma extensão da sala de aula vivenciando uma experiência rural com educação ambiental e nutricional. 

A turma trabalha muitas atividades para a criançada se divertir desenvolvendo a criatividade, interagindo com a natureza e criando hábitos saudáveis.


 

Responsáveis Técnicos

Equipe competente e dedicada

Ana Carolina Brito Pazetti - Nutricionista. CRN 33401

Natalia Castro Amorim de Paiva - Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho

Telma Maria de Souza Pazetti Tarossi - Professora de Educação Física, Especialista em Pedagogia do Movimento e Pedagogia dos Esportes Escolares. CREF 025681

Vitor Jesus Souza Pazetti - Engenheiro Ambiental

 

"Se os teus projetos forem para um ano, semeia o grão. 

Se forem para dez anos, planta uma árvore.

Se forem para cem anos, educa o povo".

(Provérbio Chinês)


Clique aqui para visualizar outras Imagens do Projeto